Passar para o Conteúdo Principal

DAReab - Intervenção Especializada na Doença de Alzheimer

Âmbito

Proposta de ambito concelhio

Freguesia

Concelho 11

Proponente

Diogo Filipe Ferreira Francisco

Data Submissão:

27-03-2017

Estado Execução

Executado

Os últimos estudos apontam para que, até 2050, o número de Doentes de Alzheimer venha a triplicar. Neste sentido, e tendo em conta a escassa resposta a esta problemática, nasceu a DAReab, contribuindo para o bem-estar do Doente de Alzheimer e do seu Cuidador Informal. Apresentamo-nos de forma inovadora na área da saúde, procurando fazer chegar cuidados especializados a quem mais deles necessita, não permitindo que a falta de recursos financeiros e humanos especializados seja um entrave ao acesso a serviços de saúde com qualidade. Desta forma, o nosso objectivo passa por proporcionar à população do Concelho de Valongo o acesso gratuito, durante 12 meses, a uma intervenção especializada no âmbito da Demência e da Doença de Alzheimer (com programas de Psicoestimulação especialmente concebidos para esta população, com programas de Prevenção, Grupos de Auto-Ajuda, Formação e ainda Rastreio e Avaliação Psicológica).

 

Projeto implementado por um especialista na área do Alzheimer, do concelho de Valongo, ao longo de 2018 e 2019. 

Este projeto, devido à sua pertinência e necessidades evidenciadas ao longo da implementação, foi alvo de uma candidatura a nível Nacional. 

Hoje em dia, muitas famílias do Concelho, têm a oportunidade de, gratuitamente, puderem usufruir de acompanhamento, ao doente e ao cuidador informal, graças à vitória da candidatura através da Fundação Calouste Gulbenkian. 

Comentários

Ana Sofia Costa 2017-06-16 (22:34)
Excelente projecto. Imprescindível a uma sociedade moderna. De louvar um projecto tão inovador, numa área tão carenciada.

Ana Sofia Costa 2017-06-16 (22:29)
Excelente projecto! Faz muita falta ao nosso Concelho. Aliás, não conheço outro projecto semelhante a nível nacional. Os meus Parabéns, é de louvar uma iniciativa destas.

Top