Passar para o Conteúdo Principal

Oficinas das Artes

Âmbito

Projeto Gerações

Freguesia

Concelhio

Proponente

Joana Vieira

Data Submissão:

17-01-2019

Estado Execução

Executado

Num olhar sobre as nossas crianças, que crescem numa era tecnológica, capaz de lhes proporcionar experiências e estímulos conducentes a um patamar de aprendizagens inovadoras, surge a necessidade de preservar o contacto com ambientes reais, de forma a valorizar os saberes e tradições do nosso município, que ao longo de gerações foram educando os nossos pais e avós.

Desta forma, propomos a criação de Workshops, com carga horária a definir pelo formador e de acordo com a agenda municipal, um mínimo de 2 e máximo de 20 participantes, focados nas seguintes áreas temáticas: Brinquedo Tradicional; A Lousa; A Bugiada; Pão e Biscoitos, em espaço municipal, com periodicidade de acordo com a agenda municipal e orçamento disponível.

Porque acreditamos que o contacto e a partilha de experiências entre gerações, sejam uma mais-valia para ambas as gerações, pretendemos a abertura de turmas intergeracionais constituídas por pessoas com mais de 65 anos (institucionalizados ou não) e por jovens (em frequência escolar ou não).

O dinheiro seria utilizado para adquirir material necessário à implementação dos Workshops, pagamento aos formadores e para divulgação através de flyers e outros meios de publicidade paga de acordo com a proposta em anexo.

Projeto implementado em colaboração com a Associação Cabeças no Ar e Pés na Terra, através de sessões presenciais e online devido à pandemia Covid 19. Os alunos do 1º ciclo da Escola Básica da Gandra, tiveram a oportunidade de participar em várias oficinas de manualidades, com temas ligados às logomarcas do Concelho, nomeadamente: oficina da dança com movimentos ligados ao fabrico do pão e do biscoito; oficina da reciclagem criando instrumentos musicais; oficina da ardósia com elaboração de desenhos na pedra e oficina dos brinquedos. - - https://youtu.be/ZvEJo48dlLA 

Comentários

Não existem comentários
Top