Passar para o Conteúdo Principal

A oficina do mestre João

Âmbito

Projeto Gerações

Freguesia

Concelhio

Proponente

João Pinto Brandão

Data Submissão:

02-12-2021

Estado Execução

Em Execução

Quando era pequeno brinquei muitas vezes com brinquedos construídos pelo meu avô. Ficava horas a fio a vê-lo construir, sempre ansioso pelo resultado final, pois sabia que o que ele estaria ali a construir seria para mim. A minha proposta é a criação de um espaço onde seja possível aprender com os mais velhos, um espaço intergeracional, onde se possam construir jogos tradicionais e jogos tradicionais adaptados. Os mais velhos são quem detém grande parte do saber, com o meu avô não só aprendi a construir alguns brinquedos como também aprendi a jogar com eles, nomeadamente a construção do aro e o lançamento do pião. Gostava de possibilitar às raparigas e rapazes da minha idade a oportunidade de poderem construir algo pelas suas próprias mãos, afastando-se do telemóvel e dos jogos de video, por forma a manter viva a tradição e os jogos que fizeram tantas vezes os nossos antepassados felizes.

 

Aprovada com a condicionante de: ao invés de um espaço, será criado um cronograma de atelieres itinerantes pelas freguesias do Concelho, com datas a definir à posteriori e mediante disponibilidade de espaços sendo inseridas no plano de atividades do Município. Os jovens e idosos a integrar os ateliers, até ao limite da lotação, deverão ser portadores do cartão sénior municipal e do cartão jovem municipal (se tiverem idade para tal) e aceitarem as normas de funcionamento definidas para os atelieres que serão definidas posteriormente. As peças serão usadas para montar uma exposição e posteriormente para promover os brinquedos tradicionais. Os participantes não terão qualquer custo com a participação no atelier. O orçamento terá de ser reorganizado tendo em conta as necessidades evidenciadas aquando da implementação do projeto, até ao limite da verba , nomeadamente meios humanos e logísticos. Os brinquedos que serão criados, assim, como a periodicidade, duração do projeto serão definidos à posteriori.

Implementado através de workshops sobre o brinquedo tradicional, com a colaboração do Centro Hípico de Valongo, nas festas do concelho. Estes workshops vão acontecer entre setembro de 2023 e setembro de 2024. 

Comentários

Não existem comentários
Top