Passar para o Conteúdo Principal

Hipoterapias – Um caminho para a inclusão

Âmbito

Projeto Gerações

Freguesia

Concelhio

Proponente

Catarina Moreira Tifona

Data Submissão:

22-01-2021

Com esta proposta pretendo a criação de um espaço intergeracional onde, em períodos não letivos, fosse possível chegar o contato com a equitação e seus benefícios a todos, nomeadamente aos idosos que vêm neste animal, o cavalo, o estímulo dos sentidos. As aulas serão ministradas por monitores jovens que falarão das suas experiências numa troca de saber. Pretende-se a partilha de vivências, o aumento da autoestima e da confiança dos indivíduos que têm estado confinados há tanto tempo. O contato com os cavalos transmite acima de tudo paz e como os animais não fazem juízo de valor e o cavalo não é exceção, muitos vêm neste animal um refúgio um amigo silencioso em que podem confiar. O trabalho levado a cabo acaba por ser ainda um trabalho de reabilitação dos indivíduos para se sentirem novamente integrados na comunidade que os envolve. As sessões serão levadas a cabo em local próprio e abertas a toda a comunidade do concelho.

Aprovada com a condicionante de, em caso de ser vencedora, serão criados vouchers que serão distribuídos aos idosos das Universidades Seniores, lares, centro de dia, centro de saúde e outras intuições que promovam o contacto com idosos do Concelho de Valongo. Estes vouchers darão direito a uma experiência a cavalo. As experiências deverão ser agendadas previamente mediante a disponibilidade do centro hípico que for contratado para este efeito. O pagamento será feito ao centro hípico, todos os meses, mediante o número de vouchers que forem entregues à CMV para comprovar a realização das visitas. Importa referir que uma parte da verba deverá ser reservada para a criação dos vouchers, a sua distribuição e a promoção do evento. Se se verificar a necessidade poderão ser atribuídos mais vouchers ao mesmo idoso. Salvaguarde-se o caracter intergeracional, tendo em conta que os formadores do centro hípico a contratar sejam jovens.

Descrição no material de divulgação: "Disponibilização de vouchers para os seniores poderem usufruir de experiências a cavalo gratuitas. Estas sessões serão orientadas por jovens monitores"

Comentários

Não existem comentários
Top